1696501433868

Com a presença de Celso Sabino, Ministro do Turismo, foi lançada, nesta terça-feira (03), a Frente Parlamentar Mista de Hotelaria Brasileira, presidida pelo deputado federal Gilson Daniel e tendo como vices presidentes o Senador Veneziano Vital e o Deputado Marx Beltrão. O evento que marcou o início dos trabalhos aconteceu no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília.

Durante o lançamento, Gilson Daniel destacou que o trabalho será focado no fortalecimento do setor. “Faremos diversas reuniões com nossos parlamentares. Iremos avançar a cada ponto, discutindo com todas as regionais, todos os estados e todas as pessoas interessadas em fortalecer o turismo. Trabalharemos juntos para fortalecer a hotelaria”, afirma.

Entre os principais objetivos da Frente Parlamentar de Hotelaria Brasileira estão intermediar o diálogo com o governo federal, buscando estabelecer uma ponte eficaz entre o Parlamento e os diversos órgãos do Executivo, visando fortalecer a indústria hoteleira; promover debates, congressos, simpósios, seminários e outros eventos pertinentes à indústria hoteleira, com o propósito de informar e divulgar o segmento, bem como seus avanços.

A frente também buscará incentivar a indústria de hotéis, promovendo melhorias na prestação de serviços, conhecendo e divulgando novos métodos e processos que fortaleçam o setor hoteleiro regional e nacional; incluir a sociedade civil e o setor privado, especialmente da indústria de hotéis, para colaborar com seu desenvolvimento.

Dentre os objetivos também estão o monitoramento de matérias de interesse do setor junto ao Legislativo, Executivo e Judiciário, visando aprimorar a legislação necessária para promover políticas sociais e econômicas eficazes; e a elaboração e execução do orçamento da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o objetivo de ampliar o investimento público no setor da Hotelaria Brasileira.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a Frente Parlamentar Mista vem para, de fato, promover as medidas que, muitas vezes, não saem do papel. “Falar do turismo e do setor hoteleiro é fácil e encantador. Temos uma novela pronta e o que não falta é autor e palpiteiro. O que falta, de fato, e estamos trabalhando, é na execução de medidas que tragam, efetivamente, os turistas para ocupar os quartos ociosos dos hotéis. Essa é uma frente oportuna e meritória. Não tenho dúvidas que vai conquistar o apoio da Câmara e do Senado”, afirma.

O Deputado Marx Beltrão falou sobre a missão da Frente em defender as pautas da hotelaria no Congresso Nacional. "A hotelaria e o turismo tem que ser uma luta do Estado. Conseguimos incluir a hotelaria entre os setores com alíquotas diferenciadas, mas precisamos trabalhar para que o Senado siga na íntegra o que foi decidido na Câmara"

Para Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) a criação da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria foi uma conquista para o setor. “Conquistamos uma vitória importante e agora é hora de arregaçarmos as mangas, organizando as ações da Frente, visando às soluções para o crescimento e consolidação do setor. Tenho a certeza de que conseguiremos grandes e contínuos avanços e ampliaremos a participação da indústria do turismo e hotelaria na economia nacional” afirmou

A Frente Parlamentar de Hotelaria Brasileira conta com o apoio e promoção da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis Nacional (ABIH), do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB); do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPART), da União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (UNEDESTINOS), da ABMOTÉIS (Associação Brasileira de Motéis), da HI HOSTEL Brasil, representante da Hostelling International, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Seu corpo diretivo é composto por parlamentares.