1695211501857

A cerimônia de abertura do 65º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2023 e da edição de 60 anos da Equipotel reuniu no Expo Center Norte grandes nomes do turismo nacional como a senadora Soraya Thronicke; Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal; o deputado estadual Rafael Zimbaldi; Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Rodolfo Marinho, secretário municipal de Turismo de São Paulo e Cláudio Della Nina, presidente da RX Brasil.

Na abertura, Manoel Linhares destacou o sexto ano de parceria com a RX, produtora da Equipotel: “A realização de um congresso com a tradição do Conotel, dentro de um evento como a Equipotel, tem se mostrado uma grande oportunidade de juntar o capital institucional e político da ABIH Nacional com a expertise comercial da maior feira do setor de equipamentos voltados para hospitalidade e alimentação da América Latina”, disse Linhares.

Cláudio Della Nina, presidente da RX Brasil, organizadora da Equipotel, destacou a importância de eventos como o congresso e a feira que, ao longo de seis décadas, permanecem atuais e modernos, atentos às transformações que ocorreram nos setores de turismo e hotelaria. “Mais de um milhão de pessoas passaram por esses corredores ao longo dessas seis décadas. Não há como falar de Equipotel sem falar na ABIH Nacional. A Equipotel não seria possível sem o apoio da associação e de seu presidente”, afirmou.

Rodolfo Marinho, secretário municipal de Turismo de São Paulo, destacou a parceria entre o governo do estado e a prefeitura para o crescimento do turismo na capital paulista, principalmente com foco nas viagens corporativas. “Somos referência no turismo de negócios no mundo inteiro. Os prefeitos precisam saber a importância do turismo para a economia das suas cidades, buscando trabalhar com iniciativas público-privadas que têm elevado as taxas de ocupação em 80% organicamente, sem grandes eventos na cidade de São Paulo. Queria deixar também registrado uma homenagem ao presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, que considero um grande desbravador, uma verdadeira referência para todos nós”, disse Marinho.

Em seguida, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo enfatizou a capacidade de organização do setor e celebrou a presença de tantos nomes importantes para o turismo nacional. “Nessa edição história do Conotel e da Equipotel, temos muito a comemorar, principalmente pela oportunidade de rever tantos amigos que continuam trabalhando pelo turismo brasileiro nesse momento de grandes desafios, mas também de muitas oportunidades que temos pela frente”, comentou.

O deputado Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, destacou que a indústria de turismo se relaciona com praticamente todos os segmentos da sociedade e merece todos os incentivos possíveis para poder se expandir. “Conseguimos reinserir o segmento do turismo nos benefícios fiscais. Se a política não atrapalhar, já ajuda muito. Todos sabemos que o turismo, uma indústria limpa, gera muitos empregos na sua cadeia produtiva. Sabemos também que os resultados dos investimentos chegam de forma rápida, trazendo esperança para nosso país”, afirmou o deputado.

A senadora Soraia Thronicke, em sua participação, ressaltou que havia acabado de chegar de Cingapura e traçou algumas comparações. Precisamos entender como grandes destinos conseguiram se transformar. Precisamos olhar o que temos e o que não somos ainda para poder investir na direção certa. Precisamos unir o poder público e o setor privado em busca de soluções. Acredito muito na gestão do Celso Sabino para ajudar a trazer soluções rápidas, para a nossa malha aérea, por exemplo, que é uma questão que precisa ser enfrentada com urgência”, afirmou. Ela destacou ainda que o setor de serviços, um dos que mais gera empregos, foi muito prejudicado na reforma tributária. “Nossos problemas precisam ser encarados. Marquem em suas agendas e concentrem suas atividades dentro do Senado para que salvemos o setor de serviços. Queremos segurança jurídica, respeito e liberdade para empreender”, completou

Carlos Henrique Meneses Sobral, representando ministro do Turismo Celso Sabino, falou em seguida, apresentando sua equipe e os planos do ministério do Turismo. Segundo o executivo, a pasta vive um novo momento desde janeiro. “Já mandamos nosso orçamento para 2024 e ele é oito vezes maior do que o desse ano. Queremos atrair investimentos privados, que aliados às verbas do governo e do Fungetur poderemos trabalhar diversos projetos com mais intensidade. O ministério está fazendo 20 anos e queremos um turismo cada vez mais forte, pois isso é também sinônimo de um país forte”, completou.

Durante a cerimônia, o deputado estadual Rafa Zimbaldi entregou a Manoel Linhares o Colar de Honra ao Mérito, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), em reconhecimento à sua atuação à frente da entidade em prol do desenvolvimento do turismo no estado e no país. “É fundamental fazer justiça ao trabalho desenvolvido no comando da ABIH Nacional por Manoel Linhares, único presidente ser eleitos por quatro mandatos. Esse reconhecimento é feito por todo o estado e em nome dos 94 deputados estaduais com essa homenagem”, afirmou.